Uma das partes mais instigantes e essenciais de um projeto é a hora de escolher os materiais para compor o acabamento. O mármore e o granito são duas pedras queridinhas entre os brasileiros e agregam muito valor à obra. Se você ainda não sabe a diferença entre as duas, não se preocupe! Resolvemos fazer esse post exatamente para tirar qualquer dúvida que possa existir na hora de optar pela melhor alternativa para cada ambiente.
As duas são pedras nobres, com charme e beleza singulares e muito requinte. Porém, a aplicabilidade varia pela estrutura de cada uma delas. A principal diferença é que o mármore é uma rocha metamórfica, enquanto o granito é uma rocha magmática.
Isso significa que o mármore tem em sua origem a solidificação do calcário que, após ser exposto às altas temperaturas e pressões da Terra, se transforma nessa preciosidade. Já o granito, por sua vez, é formado pelo resfriamento do magma.
O que quer dizer isso na prática?
Como são formados com matérias-primas diferentes e em processos e tempos distintos em suas estruturas naturais, o mármore e o granito têm finalidades opostas.

Muito mais resistentes, os granitos são indicados tanto para áreas internas, quanto externas. A dureza da rocha, que é calculada em Mohs – escala que quantifica de 1 a 10 a dureza dos minerais e leva o nome do grande geólogo e mineralogista alemão Friedrich Mohs – é atribuída entre 6 e 7 para este formato rochoso.
Com isso, os granitos são excelentes aliados pela beleza, mas principalmente pela resistência e durabilidade. Por terem baixa porosidade, não mancham e absorvem
pouca água, por isso são ideais para compor bancadas de pias e locais com alta circulação de pessoas.
Os mármores são verdadeiramente inebriantes e encantadores. Ao contrário dos granitos, que podem ser identificados pela aparência pixelada, como pequenas pintas que parecem ser explodidas e se espalham por toda a peça, os mármores possuem veios irregulares incríveis.

Como são menos resistentes, com uma dureza que está entre 3 e 4 Mohs, é mais utilizado em espaços internos, de baixa movimentação. O Brasil não é um exímio produtor de mármores, aqui, os granitos são encontrados com mais facilidade.
Os mármores são mais caros, porém o glamour que proporciona compensa o investimento.
Agora você já sabe a principal diferença entre mármores e granitos! Se tiver mais alguma dúvida, ou precisar de ajuda para a execução do seu projeto, entre em contato conosco.